sábado, 19 de março de 2011

Com muita honra e orgulho

Guarda Mirim forma nova turma em parceria com a UEPGpor Carlos Alberto Mayer
Acontece nesta sexta-feira (18/03), às 20h, no Salão Pietrobelli do Clube Princesa dos Campos (Verde) a solenidade de formatura dos 27 alunos pertencentes à Turma “Gilmar Francisco Eleutério Zardo”, do Curso de Guardas Mirins, dentro do Projeto de Formação Humana e Profissional para o Adolescente Aprendiz, criado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Esta Turma de formandos terá como patrono o diretor do Fórum Federal de Ponta Grossa, Antonio César Bochenek, juiz federal da 2ª Vara Federal e do Juizado Especial Cível e como Paraninfo o advogado Amarildo Miguel Leal, coordenador desse projeto na UEPG.
Segundo o diretor da Escola de Guardas Mirins ‘Tenente Antonio João’, Epaminondas Xavier de Barros, este ano, durante a formatura dos alunos serão prestadas homenagens ao Reitor da UEPG, João Carlos Gomes; ao Vice-Reitor, Carlos Luciano Sant´Ana Vargas; ao coordenador, Amarildo Leal, aos professores Sozângela Schemim da Matta, Dilma Heloisa Santo, Diva Brecailo Abib, Alaine Guimarães e às técnicas Célia Alejandra Pais Zyskoswski e Dirlene de Andrade Batista.
Com uma trajetória de mais de 39 anos prestando serviços à comunidade de Ponta Grossa, a Escola de Guarda-Mirins ‘Tenente Antônio João’ tem, na parceria firmada com a UEPG, a oportunidade de garantir melhor aprendizado e formação escolar aos adolescentes, constituindo-se num espaço de conscientização para a cidadania. Aquela instituição educacional, que é um departamento do Instituto Educacional ‘Duque de Caxias’, atende meninos de famílias carentes, desde 14 de julho de 1965, passando, mais tarde, a também atender as meninas.
Para cumprir com as novas regras estabelecidas pelo Código da Criança e do Adolescente (ECA), o curso idealizado e ministrado pela UEPG cumpre uma carga horária de 356 horas/aula com ênfase nas disciplinas de Instrução Básica Militar, Ecologia e Meio Ambiente, Noções de Prevenção Combate a Incêndio e Primeiro Socorros, Noções de Trânsito, Histórico da Instituição, Exercício da Cidadania, Noções de Etiqueta, Evangelização Moral e Cristã, Prevenção ao Uso Indevido de Drogas e Estatuto da Criança e do Adolescente.
As turmas que participam do curso criado pela UEPG recebem aulas de professores e instruções de técnicos da Universidade, além de treinamentos dos integrantes do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 2º Grupamento de Bombeiros (GB), Força Verde e outros colaboradores que atuam diariamente na aplicação de noções específicas do conteúdo curricular, fator que contribui para que o trabalho alcance os objetivos.
O instituto destaca em sua fundação a presença de Epaminondas Xavier de Barros, que esteve como seu presidente por 30 anos e, hoje, na condição de presidente de Honra, reassumiu a direção da Escola de Guarda-Mirins. E exigência para que um adolescente possa entrar para a entidade como aluno é ter idades de 14 a 18 anos e estar matriculado em escola de ensino regular. Durante sua permanência na escola e nos espaços abertos pela parceria com a UEPG, os meninos e meninas recebem lições de como de como estar preparados para enfrentar a vida com coragem e dignidade.

Nenhum comentário: