quinta-feira, 30 de junho de 2011

Observatórios Sociais

"Sem adentrar no mérito ou julgar os fatos ocorridos e noticiados, é incontestável a relevância do Observatório Social nas municipalidades brasileiras em face das falhas e omissões dos gestores públicos. Os exemplos são os mais variados e comprovam o trabalho realizado por mais de 50 Observatórios Sociais no Brasil. Não é preciso numerar todos os feitos, basta acessar os endereços eletrônicos na internet ou conversar com qualquer voluntário ou representante das entidades apoiadoras. A relevância do OS aumenta quando as instituições (Vereadores, Prefeito, Secretários, Ministério Público) não conseguem fiscalizar a contento todas as irregularidades e falhas que permeiam a administração pública. Afinal, se os órgãos constituídos responsáveis aprensentassem respostas satisfatórias, não precisaria a sociedade civil se preocupar com esses assuntos e poderia reservar energias e sinergias para outros pontos também relevantes. Infelizmente, os meios de comunicação diariamente apresentam notícias de desvio das funções públicas e irregularidades. E para tanto, precisamos de observatórios sociais. Os administradores públicos conscientes de suas funções públicas deveriam olhar os integrantes dos Observatórios Sociais como parceiros e aliados na boa condução dos serviços públicos, a exemplo do que ocorre em Maringá (cidade onde surgiu o OS). Afinal, a coisa pública é de todos e todos temos o direito constitucional de saber como as coisas públicas são tratadas".

Seguem trechos do endereço eletrônico do OS de Maringá http://www.sermaringa.org.br/atuacao/lista_atuacao.php?id=8, cidade onde surgiu o OS.

"Os mantenedores do Observatório Social de Maringá são Cocamar, Sicoob, Acim, Sicredi, Porto Seco, Cesumar, Sivamar e GVT. Ainda como parceiros, o OSM conta com o apoio da Universidade Estadual de Maringá, Melhor Comunicação, Arquidiocese de Maringá, Tribunais de Contas, Receita Federal, DB1 Informática, Receita Estadual, Justiça Federal, Sistema FIEP, Proe Maringá, Rotary Club, Lions Club, Sebrae, Faciap, OAB, entre outras instituições que indiretamente apoiam o trabalho.ReconhecimentoNo dia 08 de outubro, o Observatório Social de Maringá foi premiado na etapa regional do Prêmio FINEP de Inovação 2008, vencendo na categoria Tecnologia Social. O projeto disputou ainda a etapa nacional do Prêmio cujo resultado foi divulgado no dia 10 de dezembro, em Brasília. Além do Prêmio Finep, o Observatório teve a felicidade de ter um de seus voluntários, Tutomo Tanoue, como um dos finalistas do Prêmio Voluntariado Transformador, ocorrido em Curitiba no dia 4 de dezembro de 2008.Após várias etapas classificatórias do V Concurso Experiências em Inovação Social, promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas - Cepal, com apoio da Fundação Kellogg, com mais de 1.000 projetos inscritos e 13 desses classificados para a final, o Observatório Social de Maringá conquistou o 1º lugar. O evento aconteceu no campus da Universidad San Carlos de Guatemala, na Cidade da Guatemala, no dia 13 de novembro de 2009.De acordo com o júri do programa, o Observatório Social de Maringá coloca o dedo na ferida latino-americana e caribenha: a má gestão dos recursos públicos, que compromete a possibilidade do Estado investir em áreas essenciais para o desenvolvimento sustentável, como educação, saúde e estímulo à produção.O reconhecimento pela ONU do trabalho do Observatório Social de Maringá vem confirmar que o projeto está no caminho certo. Com o prêmio de Inovação Social e a divulgação do projeto pela Organização das Nações Unidas, o trabalho deverá ser aplicado em toda América Latina. Nove anos passados do maior escândalo do Município, a cidade de Maringá, mais consciente de seus direitos e deveres, passou de mais uma cidade com problemas de corrupção para cidade referência no trato com o “dinheiro do público”. Mas ainda temos muito que avançar... Com a boa aplicação dos recursos públicos, a sociedade paga seus impostos e a administração pública reverte esses valores em qualidade de vida à população. "

Nenhum comentário: