domingo, 20 de janeiro de 2008

Saneamento Básico, o filme

O filme saneamento básico pode ser visto e comentado de várias maneiras. Gostaria de chamar a atenção para as algumas questões levantadas no filme e que dizem respeito a vida cotidiana dos brasileiros: ambiental, corrupção, política, solidariedade, determinação, valores. Todos estes pontos podem e devem ser debatidos a partir do filme. Ressalto, que o filme mostra a grande capacidade de organização e criatividade do cidadão brasileiro e serve de exemplo para a mobilização da sociedade civil na luta pela conquista de melhorias no seu local de vida.
Vale a pena conferir Saneamento Básico, o filme. Segue abaixo a sinopse.
Sinopse
A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à sub-prefeitura. Após ouvir a reivindicação, a secretária da prefeitura reconhece a legitimidade da solicitação, mas afirma que não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano. No entanto, a prefeitura tem quase dez mil em verbas para a produção de um vídeo. A verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida. A comunidade decide então fazer um vídeo sobre a obra. A prefeitura apóia a idéia da realização do vídeo e da utilização da verba para a obra, que seria um absurdo devolver, mas esclarece que, para requerer a verba, a comunidade deve apresentar um roteiro e um projeto do vídeo, e que a verba era necessariamente para obras de ficção. Os moradores da Linha Cristal passam então a fazer um vídeo de ficção que, segundo interpretações, é um filme de monstro, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras. O que eles não esperavam é que a produção do vídeo fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.

Um comentário:

Unknown disse...

Não sabia deste filme e nem que era de produção brasileira. Vou assistir!! Pela sinopse achei muito interessante a forma com que a comunidade da Linha Cristal se mobilizou para chamar a atenção com relação ao problema de se ter esgoto ao ar livre. Só fiquei com uma dúvida: a comunidade conseguiu realizar as obras de saneamento básico?