sábado, 5 de abril de 2008

Globalização - primeiras impressões

Relutei para entrar neste tema. Todavia a importância dele não pode ser negligenciada neste espaço.

A complexidade e a diversidade com que se apresenta o tema da globalização, impedem uma precisão sobre os seus conceitos e alcances. Contudo, é certo que a globalização é um fenômeno amplo que atinge os mais diversos setores. A globalização intelectual é um exemplo, como também a globalização do direito e das formas e sistemas judiciais. Também é certo dizer que a globalização não é um fenômeno recente, e já se apresentou de diversos modos no decorrer dos últimos séculos. Também podemos afirmar que a globalização se intensificou nos últimos anos, principalmente devido as novas descobertas tecnológicas, pela facilidade de cominicação e agilização dos meios de transportes, principalmente a partir de 1850. Da primeira utilização do telégrafo até a aparecimento da internet tivemos muitas outras inovações que ainda continuam a evoluir nas nossas sociedades.
Assim, podemos arriscar dizer que o mundo começa a estar mais conectado. Quando os mercados financeiros caem em um deternimado ponto do mundo os reflexos são vistos e sentidos nos mercados pelo mundo.
Uma primeira conclusão que podemos extrair é que os conceitos tradicionais já não são suficientes para explicar o mundo de hoje, em face da globalização ou da mundialização como preferem os franceses. É necessário estudar e sintetizar novas fórmulas a par das existentes, que possam fazer frente, principalmente, a voracidade da globalização liberal dos mercados (a mais forte e mais sentida atualmente). É imperioso romper não só as fronteiras dos mercados. A superação das fronteiras deve ser tratada de igual modo por todos os lados. Os imigrantes não devem ser mais tratados com restrições, pois num mundo global, não há espaço para reducionismos igualitários. Tudo para os mercados, restrições para as pessoas. Ainda são válidas as lições de contabilidade - relações de crédito e débito. Num mundo desigual que vivemos alguns estão pagando o preço do benefício de outros.
As primeiras impressões também nos levam a pensar se a globalização é um fenômeno que emerge de todos os lados do planeta ou é um fenômeno que emerge dos países dominantes (ditos mais desenvolvidos) para todos os cantos do mundo. Bem, este é um tema que merece ser aprofundado num próximo comentário.

Nenhum comentário: