domingo, 9 de janeiro de 2011

Ponta Grossa no século XXI - Parte I - Avenida dos Vereadores - Promessas inconclusas

Escrever não é fácil, principalmente para traduzir sentimentos que posteriormente serão lidos e interpretados por outras pessoas. No entanto, também é uma forma de desabafo e de contribuição ao debate democrático sobre as coisas públicas.

Pretendo escrever sobre questões que acompanho como cidadão que mora num local. No meu caso em PG. Logo, as palavras aqui escritas não são fruto do acaso. E mais, se as minhas observações não forem corretas será melhor para a cidade, se forem corretas que sirvam de alerta ou incentivem o debate.

A participação popular na discussão e na tomada de decisões é fundamental para a democracia e construção de uma sociedade mais justa, harmônica e feliz.

Vamos aos fatos. Há mais de dois anos que acompanho o processo de construção da arena que se localiza na Avenida dos Vereadores. Me parece que nos últimos dias as obras avançaram. Contudo, é inadimíssivel do ponto de vista adminstrativo o prolongamento por tanto tempo das obras. Neste ponto, ao que parece, o ministério público estadual investiga a regularidade da obra. Ao lado da arena, apenas o mato foi cortado, algumas vezes. Uma área que poderia ser urbanizada e aproveitada como espaço verde para a cidade. Até agora apenas uma construção inacabada no local.

A carência de espaços verdes e de lazer poderia ser suprida por ações simples. Ao contrário, não é isto que ocorre em Ponta Grossa. O único parque que existia foi fechado. A promessa de campanha de construção de um parque para a cidade, ainda é promessa. Um parque nas proximidades da região de Olarias não avança. E a Av. dos Vereadores.... (registre-se que diversas pessoas utilizam o local para fazer exercícios e a condição precária do local). Bem. Vamos aos arredores.

O prologamento da Av. sentido bairro é um mato só. Foi asfaltada uma rua sem que fosse feita calçada para os pedestres (do lado por onde antes passava a linha do trem). O que outras cidades fizeram em locais semelhantes - urbanizaram, plantaram árvores, fizeram quadras esportivas e tornaram uma ambiente público de qualidade e conforto aos seus moradores. Veja o exemplo de Curitiba. Aqui, apenas o abandono ou a construção de obras que impedem que o espaço seja de lazer e embelezamento da cidade. Será que não poderiamos dizer o mesmo em relação ao prolongamento da Av. Dom Geraldo Pelanda na região de Uvaranas.

E mais. Gostaria de saber em que local os carros das pessoas que frequentarão a arena da Av. dos Vereadores poderão estacionar. Aonde serão estacionados os veículos de alguns estabelecimentos, por exemplo, uma igreja que foi construída nas proximidades. E futuramente, os veículos das pessoas que frequentarão o centro judiciário.

Centro Judiciário..... Há mais de dois anos a área foi desapropriada e até agora apenas o lançamento de uma pedra fundamental da justiça do trabalho foi realizado no local. A prefeitura desapropriou a área e será que estabeleceu um cronograma, termo ou prazo para a construção das obras que abrigarão os serviços públicos que ali seriam instalados.

As questões levantadas me preocupam como cidadão. Ao passar, por diversas vezes, nesses locias, me questiono sobre esses e outros pontos e me pergunto..... será que estou exagerando.....

De outro lado, diversas pessoas reclamam que cidade não oferece atrativos em comparação com outras de mesmo porte. Será que não somos responsáveis por algumas das precariedades da nossa cidade. A omissão e contentamento da situação não contribuem em nada para a melhoria da situação atual. Apenas impedem que triunfem as esperança de melhorias. Ao contrário, outras cidades até lançam propagandas por aqui para demonstrar a eficiência e a qualidade da sua gestão, como pode ser visto num outdoor na entrada do bairro Jardim Améria em frente a um restaurante.

Bem, como cidadão gostaria de externar a minha opinião, receber respostas que demonstrem que estou equivocado.

Um comentário:

Lauro Padilha disse...

Meu nobre vizinho
a Av.dos Vereadores foi tema de parte da minha campnha em 2008 quando fui candidato a prefeito. A construção daquela obra naquele local é inadmissível e do orçamento inicial de quase 9 milhões, o prefeito recentemente solicitou uma acréscimo de 3 milhões para parte externa da obra. Ou seja, com 12 milhões, centenas de benfeitorias seriam feitas na Av.dos Vereadores se essa obra tivesse sido impedida de ser iniciada. A visão megalomana do prefeito quando o assunto é construir obras desnecessárias supera qualquer bom senso de alguns poucos que se opõe a esses trágicos surtos de grandeza. As obras, grandes, bonitas e modernas, devem ser um grave problema para as próximas gestões que pagarão o alto custo da manutenção e mão de obra para que esses locais não virem (como todos os outros) fantasmas inúteis.