sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Discurso proferido na cerimônia de entrega do título de cidadão benemérito de Ponta Grossa

10/11/2011 – Câmara Municipal de Ponta Grossa

Um cidadão somente é cidadão quando pratica interações sociais com o meio e outros cidadãos.
Hoje recebo a honraria outorgada pelos representantes do povo de Ponta Grossa. Isso ocorre devido ao contato com o povo e as ações da sociedade de Ponta Grossa. Então, é preciso mencionar lugares, instituições e cidadãos dessa cidade. Não haveria tempo suficiente para nominar todas elas, contudo algumas delas foram imprescindíveis para que este momento existisse.
Primeiramente, agradeço aos meus pais Ludovico e Monica Bochenek. Por ter escolhido Ponta Grossa para morar. Depois, por ter me agraciado com a vida. Agradeço também pela educação, carinho e os conhecimentos que recebi no ambiente familiar, e o apoio e as lições dos meus quatro irmãos, Marli, Luzia, Tarcício e Angelo. A eles se somaram cunhados, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas.
Faço um agradecimento especial a minha companheira de todas as horas, Giorgia. Ela não mediu esforços, ao contrário, sempre me apoiou incondicionalmente em tudo e em todos os momentos, principalmente para o meu retorno e minha permanência em Ponta Grossa. Giorgia me brindou com dois amáveis filhos pontagrossenses, Pedro Augusto e Antônio Benício.
No decorrer dos 27 anos vividos em Ponta Grossa foram inúmeros os contatos com pessoas especiais. Não posso deixar de registra os amigos e amigas da Escola São Francisco, Colégio Santana, Senai, São Paulo Informática, Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Escola da Magistratura Estadual, locais por onde passei grande parte da minha vida e me auxiliaram a formar o arcabouço educacional de cidadão.
As atividades de trabalho realizadas em Ponta Grossa: computação, comércio, advogado e juiz me possibilitam estar em contato direto com inúmeros cidadãos pontagrossenses de nascimento ou de opção. Com eles apreendi que a humildade é o melhor caminho para se atingir os objetivos.
Apesar da maior parte do tempo de minha vida ter sido dedicada a educação e ao trabalho, a vida social é um ponto marcante e relevante na minha trajetória. Gostaria de registrar três momentos especiais: Primeiro, o convívio os meus companheiros do Rotaract Vila Velha, cuja união, esmero e dedicação foram fundamentais para trilhar o caminho para o recebimento do prêmio de melhor projeto de Rotaract para América Latina no ano de 1998. Plantamos 1062 mudas de arvores frutíferas nas regiões mais carentes de Ponta Grossa. O Rotaract de ontem, se transformou no Rotary Alagados. Um segundo registro refere-se às oportunidades que tive de estar aqui na Câmara Municipal e utilizar essa tribuna para exercer cidadania ativa: nas três prestações de contas da Justiça Federal e no lançamento do movimento Campos Gerais de Igual para Igual, juntamente com os seus idealizadores, Sowek, Henrique, e outros participantes: Ermar, Saraiva, Pilatti, Gadini, . Terceiro, exercer aqui a magistratura e contribuir para a justiça, principalmente para a justiça social.
A vida intensa da cidade me conforta. Os passeios pela rua quinze e os cafés dos arredores. O calçadão repleto de energia. O teatro Opera vibrante. Os eventos culturais, feiras, me fazem ter o sentimento de pertença, ainda que espere mais, justamente pela cidade comportar mais, pedir mais, querer mais.
O fato de ter residido em Curitiba, Foz do Iguaçu e Coimbra/PT por opção profissional, não desmerecem ou desqualificam o título ora recebido. Ao contrário, nessas cidades e por tantas outras que passei foi possível observar e apreender que Ponta Grossa não deixa nada a desejar e as pessoas que aqui vivem são responsáveis por fazer essa diferença. Estamos fazendo a diferença.
Todas as pessoas e instituições, sem exceção, integram um acervo inestimável de memórias. Os conhecimentos agregados ao longo dos anos me tornaram mais democrático, participativo, transparente.  Costumo referir que o meu hobby é praticar democracia, o meu descanso é encontrar caminhos para um mundo melhor, uma cidade melhor, uma vida melhor para todos. Busco incessantemente uma sociedade mais justa e solidária, que preze por valores coletivos, sem descaracterizar as diferenças e as individualidades. Penso que por isso, Geverson Tramontim propôs a indicação da homenagem e todos os vereadores a aprovaram. A eles agradeço imensamente.
Estar aqui é gratificante, ainda mais por estar junto com pessoas queridas. Por isso, a honraria que ora recebo é de todos vocês e de todos os pontagrossenses de nascimento ou por opção. Espero jamais decepcioná-los. Contem sempre comigo.
Mais uma vez, agradeço a todos os presentes, vereadores, amigos, familiares.

Nenhum comentário: