Juiz federal ministra aula inaugural de projeto de extensão
por Neomil Macedo
Com aula inaugural proferida pelo professor Antônio César Bochenek (Juiz Federal, Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra, Presidente da Associação Paranaense de Juízes Federais), iniciam nesta sexta-feira (19h), as atividades do projeto de extensão “Universidade Aberta aos Movimentos Sociais”. Alunos e professores envolvidos no projeto vão se reunir no auditório do curso do Direito, no Bloco A do Campus Central.
O projeto coordenado pelo professor Vanderlei Schneider de Lima, com a socialização do conhecimento produzido no meio acadêmico e as experiências trazidas pelo público alvo (lideranças dos movimentos sociais de Ponta Grossa), visa contribuir para a formação das lideranças ou membros atuantes em entidades da sociedade civil organizada. “O projeto destina-se especialmente às lideranças de movimentos comunitários, sindical, ambiental, de defesa de direitos das minorias e movimentos temáticos, como saúde, mobilidade urbana, criança e adolescente, visando capacitar e otimizar a intervenção junto a seus segmentos de atuação”.
O primeiro módulo será ministrado neste sábado (06/10), pela professora Danuta Cantóia Luiz (Serviço Social), que trabalhará o ‘Módulo Movimentos Sociais e Democracia Participativa’. Até maio de 2013, o projeto prevê encontros quinzenais, com professores dos cursos de Direito, Serviço Social e Jornalismo, que trabalharão temáticas afetas às questões sociais e aos direitos humanos no processo de construção da coletividade no âmbito municipal.
Passando por temáticas que dizem respeito à cidadania, direitos humanos, poder público e papel dos agentes sociais, o curso que integra o Projeto “Universidade Aberta aos Movimentos Sociais”, visa à formação de lideranças e a reprodução de tal conhecimento no âmbito da representação coletiva, determinante para a melhor condução e controle das políticas públicas na convergência do interesse de toda a sociedade. Como resultado final do projeto, pretende-se avaliar as demandas dos militantes dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada, que serão relacionadas aos temas abordados nas aulas do curso, para diagnóstico de prioridades locais no processo de decisão da administração pública municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário