domingo, 7 de dezembro de 2008

Poder Judiciário no século XXI

Tenho pensado e refletido muito sobre o poder judiciário. Qualquer análise sobre os sistemas judiciais não pode deixar de considerar as opções que existem para além do sistema oficial de prestação da jurisdição. Penso que este é um ponto fundamental para o futuro da sociedade e a forma de resolução dos seus conflitos. A pluralidade chegou também ao sistema judicial. O momento de crise vivida na economia mundial também influencia o sistema judicial. A reinvenção do sistema judicial passa pelas transformações importantes e necessárias que poder judiciário enfrenta e convive de modo que possa ser considerado, ainda que utopicamente, num caminho a ser trilhado e alcançado, na construção de uma nova sociedade, mais igualitária, justa e democrática.

Os desafios enfrentados pelo poder judiciário no século XXI são os mais variados possíveis, desde os tradicionais até aqueles mais modernos, que ditarão os novos rumos a serem seguidos num breve futuro. Os desafios tradicionais assim como a própria instituição do poder judiciário perduram ao longo do tempo, ainda que com períodos de muancias e adaptações, dependem do momento vivido pela sociedade e pela instituição. A mescla destes dois ingredientes podem ajudar a definir um perfil do poder judiciário de cada Estado, pois está ainda é a configuração predominante no cenário internacional. Entre os principais desafios tradicionais do poder judiciário podemos citar: a corrupção, o nepotismo, o tráfico de influências, o coorporativismo, o conservadorismo, a submissão aos demais poderes constituídos, o elitismo, a forma de ingresso na carreira, a legitimidade democrática
A gramática já tratou destes temas com alguma especificidade. Apenas alguns temas e pontos ainda não foram debatidos, principalmente, relacionadas as novas e modernas maneiras de atuação dos mesmos problemas. Merecem uma atenção especial de parte da sociedade e dos integrantes do poder judiciário, dependendo do grau e nível de desenvolvimento da sociedade, principalmente, das menos avançadas, que sofrem e padecem mais diretamente dos efeitos destes vícios.
Neste trabalho vou procurar desenvolver algumas linhas iniciais sobre os novos defasios do poder judiciário no século XXI. A aposta no desenvolvimento e na resolução destes desafios pode ajudar a elimiar ou minimizar os prejuízos causados pelos desafios tradicionais acima apontados. Entre eles podem ser citados: a globalização das decisões judiciais, o aumento de número e da importância dos órgãos transnacionais de resolução de conflitos; a transformação das profissões jurídicas; a modificação da forma de litigação - passagem da litigação individual para uma litigação coletiva; o aumento da complexidade das demandas; transformação de predominância do objeto principal de demanda - de direitos de primeira e segunda geração para direitos de terceira e quarta geração.
Um importante ponto para este debate é a inserção na discussão do tema da democracia. Como a democracia e os sistemas judiciais interferem mutuamente nas relações sociais e a transformação da sociedade baseada nestes dois grandes pilares das sociedades modernas.
CONTINUA - trabalho em construção - contribua deixando seus comentários, considerações, sugestões e observações - ele é muito importante para o meu trabalho - que não é meu, mas de toda a sociedade - OBRIGADO

Nenhum comentário: