quinta-feira, 21 de maio de 2009

Idéias

Como havia comentado, eu gostaria muito de ter criado isto, mas como sempre, alguém já o escreveu antes de mim.

Veja o que Pierre Bourdieu no livro O Poder Simbólico (1989: 65) tão bem explicou este fenômeno:

"Nada há de mais divertido, no trabalho intelectual, que descobrir a mesma idéia, com poucas diferenças de forma, em autores diferentes, sobretudo quando a origem deste encontro é perfeitamente clara. Pensamos neste caso em Baudelaire: «Pois bem, acusam-me, a mim, de imitar Poe! Sabe porque razão traduzi Poe com tanta paciência? Porque ele se parecia comigo. A primeira vez que abri um livro dele, vi com espanto e enlevo, não só motivos sonhados por mim, como frases, pensadas por mim, e escritas por ele, vinte anos antes...» (Baudelaire a Théphile Thoré, 1863, in Baudelaire Critique dÁrt, Paris, Club des Libraires, p. 179, apud Bourdieu, 1989:65)

Nenhum comentário: