segunda-feira, 27 de julho de 2009

Polícia Federal – uma conquista e muitas lições para o futuro.

A confirmação da instalação da polícia federal em Ponta Grossa foi recebida com grande alegria por todos. A conquista é de todos e para todos. Agora, é aguardar a concretização do anúncio. Aguardar não significa esperar sem tomar nenhuma atitude positiva no sentido de colaborar com as atividades que antecedem a instalação.

Nos próximos dias a comissão de instalação estará na cidade para realizar o trabalho de seleção de imóveis que poderão abrigar a delegacia. A comissão será presidida pelo Delegado da Polícia Federal Jonathan Trevisan Júnior. Para tanto, num primeiro momento, o apoio e a colaboração de todos os que trabalham no ramo imobiliário é fundamental para que apresentem imóveis que estejam de acordo com os critérios e as especificações exigidas pelo Ministério da Justiça.

É importante ressaltar todo o empenho da sociedade civil organizada neste processo. Os cidadãos dos campos gerais foram fundamentais para o atendimento da reivindicação. Se num primeiro momento as forças eram menores do que as necessárias, nos últimos meses somaram-se os esforços imprescindíveis de diversas pessoas e entidades públicas e privadas, que apresentaram os dados objetivos e concretos da necessidade urgente da presença de uma unidade da polícia federal aos responsáveis pela instalação de delegacias, mais precisamente junto ao Ministério da Justiça e do Planejamento.

Cabe ressaltar especial destaque ao “Movimento Campos Gerais de igual para igual”, que reuniu pessoas da cidade e região e aqueles que adotaram esta cidade e região, em prol de objetivos comuns relacionados a melhoria dos serviços públicos federais e da qualidade de vida da população.

Deste processo que se arrastou por mais de 16 anos é preciso retirar lições. A força da comunidade e sociedade, de modo organizado, é a mola propulsora de conquistas. Lembrem-se que se tratam de conquistas que não prejudicam ou afetam outras localidades, mas que desfazem ainda que parcialmente os critérios de distribuição desiguais dos serviços público. É preciso recordar que recentemente, após laboriosas atividades de pessoas e entidades, a Procuradoria da Fazenda Nacional se instalou na cidade, ainda que com o número reduzido de servidores e procuradores.

Entretanto, uma conquista foi obtida, mas muitas outras reivindicações despontam e são também imprescindíveis (Casa de Custódia, instalação da AGU, estruturação dos órgãos federais existentes, entre outras). Em relação a polícia federal, o efetivo de policiais anunciado é insuficiente para prestar os serviços necessários a região dos campos gerais, que segundo cálculos preliminares deve atender aproximadamente 30% dos trabalhos que hoje são realizados pela Delegacia de Curitiba. Também é necessário salientar o esforço do Superintendente da Polícia Federal em deslocar o efetivo inicial, pois como a delegacia ainda não foi instalada não há previsão legal de cargos e de lotação para a unidade em número suficiente com a necessidade. Para tanto, será imprescindível demonstrar e comprovar os trabalhos que serão realizados para que a Polícia Federal possa fazer a lotação ideal para a unidade. O tempo aliado a fiscalização e atenção da sociedade este quadro pode e deve mudar. A estruturação da unidade passará inevitavelmente por este processo.

As lições são muitas e constituem um acervo imensurável para a construção de uma sociedade melhor e mais justa, respeitadas todas as posições por meio de um processo participativo e democrático. A principal mensagem que podemos retirar é a força gerada pela união de esforços. Assim, todo cidadão individualmente e coletivamente poderá obter melhor êxito nos seus afazeres e nos seus objetivos se procurar unir os seus propósitos na busca das suas conquistas, além de respeitar as opiniões divergentes. No nível macro, as entidades, empresas e instituições também devem fazer o mesmo, assim como todo a classe política. Uma sociedade organizada será melhor se começar a pensar unida e vitoriosa se todos colaborarem para isto.

As novas conquistas passarão por um processo iniciado pela constante fiscalização e percepção de novas reivindicações, por intermédio da união dos esforços de toda a comunidade. Parabéns a todos que colaboraram e não mediram esforços para que esta reivindicação fosse atendida.

Também publicado nos jornais Diário dos Campos e Jornal da Manhã

Nenhum comentário: