sábado, 26 de setembro de 2009

Cinema e direito - final

1. "A velocidade das transformações no mundo atual é crescente. Apenas por este detalhe não subsiste mais uma posição que perdure eternamente O direito e os tribunais a cada dia procuram adaptar-se a esta realidade. Tudo isto é importante para a concretização de direitos a afirmação da democracia ".

2. "Antes a democracia representativa era a vontade da maioria. Hoje, nao podemos pensar sim, como do Des. Aurvalle bem pontuou As minorias devem estar representadas na democracia, pois se sempre prevalecer a vontade da maioria, as minorias não vão nunca conseguir nada vamos pensar numa verba pública para fazer quadras esportivas, se for a vontade da maioria, não teriamos uma quadra para deficientes. neste ponto, também é preciso democratizar os meios de comunicação social e a imprensa, como sugere a mensagem do Paulo o debate é instigante e inevitavelmente interdisciplinar e interelacional viva a democracia".

3."O poder judiciário evoluiu muito nos últimos anos. Falo com mais conhecimento de causa da Justiça Federal. Veja por exemplo, a informatização e a virtualização dos processos judiciais, quase nulas a 15 anos atrás. Entretanto, há muitas questões a serem resolvidas e aperfeiçoadas, entre elas, a cerelidade como apontado na sua exposição. A celeridade também avançou, mas antes de resolvermos a questão da celeridade é preciso evitar que alguns conflitos desneessários prossiguam ou apareçam na sociedade e cheguem até ao poder judiciário. É necessário o governo rever a sua atuação administrativa em muitos pontos. é preciso otimizar o funcionamento da justiça, por meio do emprego das novas tecnologias e da implementação de novas práticas. assim estaremos dando um salto significativo, para apreciarmos outras demandas e ganharmos em termos de qualidade. Este debate vai longe, vamos continuar pensando como o judiciário pode se democratizar, já que mencionei tanto em democracia".
4."Mensagem final '
Prezados Luís Alberto d'Azevedo Aurvalle, Marco Monteiro, Márcio Chaer, Idália e demais participantes do seminário, A experiência deste seminário foi grandiosa. O formato virtual já é mais uma importante ferramenta de conhecimento. A todos os participantes, gostaria de lhes dizer que apreendi muito neste seminário. Obrigado pelas valiosas colaborações. Aos debatedores, pela excelência dos comentários, e o prazer das vossas companhia, agradeço imensamente e faço votos de nos encontrarmos em breve. No próximo encontro virtual, enviarei minhas perguntas. Da mesma forma ao nosso moderador. Ao CEJ, na pessoa de Idália e Jaqueline, agradeço o convite e o prazer de desfrutar novas experiências. Enfim, acredido que este seminário atigiu o objetivo. A liberdade de manifestação e principalmente a oportunidade e abertura de espaço para a discussão sobre temas como a liberdade, democracia e cidadania, foram o ponto alto do evento. Espero que o CEJ e outras instituições e entidades possam continuar a trazer e fazer novas alternativas. Saudações a todos. Antonio César Bochenek".

Nenhum comentário: