sábado, 26 de setembro de 2009

Cinema e direito - mais

1. "A mídia, inegaelmente exerce um papel fundamental para a afirmação da demcracia e da cidadania. a questão que se coloca é quais são os fatos divulgados e os não divulgados. Esse sim é um ponto interessante para o nosso debate. Ressalto, que a mídia é considerado por alguns como o quarto poder, pois se não fosse a pressão exercida pela mídia quantos escandâlos teriam sido acobertados? Reputo um crescente e importante papel a mídia. Acredito que ainda a mídia esteja se adaptando no terreno democrático. Toda a adaptação pressupõe abusos e ausências, que com o tempo as arrestas são aparadas. Viva acima de tudo a democracia e nela a mídia tem um papel fundamental".

2."Os interesses supranacionais estão cada vez mais ganhando corpo, forma e voz. É preciso considerar quea mídia exerce u m papel fundametnal na medida que seleciona aquiolo que ira transmitir aos seus receptores. No Brasil, muitos já estão fartos de irresponsabilidade não puníveis que prejudicam o desenvolvimento da cidadania aos patares desejados, vistos rotineiramente pela divulgação da imprensa. É preciso dar um basta nisso para podermos verdadeiramente diver a democracia. Espero ter levantado outras dúvidas para a continuidade deste debate".

3."Intervencionismo do poder judiciario. Esta questão passa pela judicialização da política e politização da justiça. Aqui temos tema para um outro debate. É certo afirmar que o poder judiciário, por meio de suas decisões, cada vez mais participa das políticas públicas, inclusive apontando contornos. O STF tem agido seguidamente nesse sentido. Então, penso que pode haver intervencionismo do judiciário, desde que não seja seletivo, particular, privado e oportunista. Sopesar estes elementos não tarefa das mais fáceis, mas a construção da democracia passa pelo equilíbrio dessas variantes".

4."A internet é um espaço liberal pela essência de sua forma. Não há controle rígido e a punição por atos lesivos são lentas e raras O direito, em regra, é o último campo a chegar e logo direito e internet estão em posições opostos. Liberdade é uma regra, e as pessoas que usam a internet devem fazer o controle sobre o que acessar. A internet alterou também aqui nosso modo de vida Penso que a internet pode ser uma excelente ferramenta para a democracia e a cidadania".

5."Sua pergunta: como fazer essa limitação sem impor uma censura à imprensa? Penso que é muito difícil limitar a imprensa. A limitação deve ser reservada para os casos extremos Na soma e divisão dos direitos em jogo, penso que a limitação é salutar e cada um é responsável para faze a sua. A democracia de alta intensidade convive com a liberdade, em todas suas formas, em alto grau. Esta é a minha opinião e sei que não é a da maioria. Isto é democracia".

Nenhum comentário: