terça-feira, 15 de setembro de 2009

EXPEDIÇÃO DA CIDADANIA – Tekoha Ocoy, Tekoha Añetete, Tekoha Itamarã

Nos dias 11 a 13 de setembro de 2009, foi realizada a segunda edição do projeto “Expedição da cidadania”. A iniciativa da AJUFE e do TRF da 4ª Região.
A aldeia indígena Tekoha Ocoy, localizada no município da São Miguel do Iguaçu/PR, conta com aproximadamente 700 pessoas que compõe as 150 famílias que vivem na comunidade indígena. Vale citar que a maioria dos integrantes da aldeia Ocoy não entendem ou falam o português, mas idioma guarani em dois dialetos. Da mesma forma, são poucos os que falam o espanhol. Este fato reduziu consideravelmente o universo de indígenas entrevistados, mas não impossibilitou a realização da pesquisa de campo. Entrevistei 15 indígenas e os dois coordenadores do programa.
A ausência de conhecimento, informação, oportunidade e de recursos financeiros e materiais são alguns dos fatores que inviabilizam o exercício de direitos pelos indígenas que lhes são assegurados, mas nem sempre concretizados. Com a finalidade de suprir as deficiências e ausências o projeto “expedição da cidadania” aportou na aldeia.
De acordo com o coordenador do Projeto Rony Ferreira a organização preocupou-se, desde o início, em assegurar ao máximo a identidade e a cultura dos indígenas da aldeia, de modo a não causar nenhum desconforto ou qualquer ingerência nas atividades dos índios Tekoha Ocoy. As ações foram programas em conjunto com os líderes da comunidade de forma a respeitar a identidade indígena e procurar aproveitar ao máximo e obter melhores desempenhos nos serviços prestados. Por unanimidade, os indígenas entrevistados, apoiaram e ficaram satisfeitos com o programa desenvolvido.
Foram atendidas aproximadamente 300 pessoas das três aldeias.

Nenhum comentário: