terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ponta Grossa no século XXI - Parte II - Avenida dos Vereadores - Promessas inconclusas

No início de 2011, após um período de dois anos de observação e vivência intensa na região da Av. dos Vereadores escrevi o texto -"Ponta Grossa no século XXI - Parte I - Avenida dos Vereadores - Promessas inconclusas", publicado no meu blog, nos jornais da cidade e comentado por vários cidadãos pontagrossenses.

A Prefeitura noticiou no dia hoje no seu site uma notícia justificando o atraso nas obras da arena e reafirmando a promessa de urbanização da área ao redor da Av. dos Vereadores - http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/10119

Promessas inconclusas..... Parece que sim, porque continua sendo uma promessa não concluída.

Por sinal, os projetos e as obras não foram discutidos com a população local, do bairro e da cidade, mas parece que foi elaborado um projeto, como muitas coisas nesta cidade, de cima para baixo, sem discussão e participação dos cidadãos que são os principais interessados nas suas comunidades, ruas e bairros.

Em que pese as informações prestada pela Prefeitura, ainda não há uma explicação sobre o local em que os carros poderão estacionar, com citado no texto anterior. É sabido que várias cidades européias fazem estacionamentos subterrâneos, mas pelo projeto apresentado, apenas observo algumas vagas em locais que poderiam ser aproveitados para lazer. Considerando o aumento da frota de veículos e do fluxo de pessoas e carros, gostaria de saber em que local serão estacionados os carros das mais de 2000 pessoas que estarão nas arquibancadas da nova arena, sem contar as demais que poderão usufruir dos espaços ao redor da arena.

Também pela projeção apresentada pela Prefeitura não há um local para caminhada ou corrida, considerando que o local serve atualmente apenas para algumas pessoas que se aventuram a prática esportiva no meio de uma calçada repleta de irregularidades, quando não tomada pelo matagal. A prática de caminhadas e corridas é uma tendência nas grandes cidades e na nossa também, como se pode constatar na pista feita pela prefeitura no parque ambiental (confira postagem anterior no blog), que foi bem recebida pela comunidade, todavia com mais de 20 anos de espera.

Ainda, a demora na conclusão das obras da arena não foi justificada a contendo, pois em se tratando de processo licitatório há prazos e conogramas a serem cumpridos, sob pena de aplicação de multa e até rescisão de contrato. A lei de licitações é clara nesse sentido. A transparência e a publicidade são princípios da administração pública. que devem nortear os processos licitatórios. É preciso que a comunidade saiba integralmente os motivos da demora e quais foram as medidas adotadas pela administração municipal.

Se houvesse planejamento tudo poderia ser diferente. Não quero dizer que o que esta sendo feito é certo ou errado, mas se existisse um planejamento a médio e a longo prazo, das pequenas e das grandes coisas públicas, que envolvessem o maior número de pessoas, os resultados seriam melhores.

Numa sociedade democrática espera-se que os agentes públicos possam incentivar a participação popular nos destinos de suas vidas e principalmente administrá-la de forma transparente e que as decisões possam ser compartilhadas e tomadas pelo maior número possível de pessoas. A cidade não possui um dono, não é exclusiva para mim nem é toda sua, mas é de todos e principalmente das futuras gerações.

2 comentários:

Unknown disse...

é verdade, onde vai ser o estacionamento? Quando tem reuniões naquela igreja ali perto os carros ficam todos em cima das calçadas ou em lugares em que não se pode estacionar, o que já atrapalha a circulação de pessoas e o trânsito de veículos. Com esta construção parece que vai ser a mesma coisa, ainda mais com um estacionamento pequeno já que p objetivo é promover ações de grande vulto, como shows musicais, etc. Tem aquele terreno ao lado daquele shopping que iria ser construído, mas que faz tempo que está abandonado também e só agora que tem uma placa de vende-se.

Unknown disse...

é verdade, onde vai ser o estacionamento? Quando tem aquelas reuniões ali naquela igreja próxima a arena os carros já ficam em cima das calçadas e em lugares em que nao se pode estacionar dificultando o trânsito de pessoas e veículos.Mas ser a mesma situação na arena, ainda mais que é um espaço com o objetivo de promover eventos de grande vulto como shows musicais, etc. Tem aquele terreno ao lado também daquilo que iria ser um shopping e que está há bastante tempo abandonado. Agora que foi colocada uma placa de vende-se.